quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O que é um Tsunami e como ele é provocado




Uma série de grandes ondas do mar geradas pelo súbito distúrbios subaquáticos que ao deslocar um grande volume de massa de água a partir de sua posição de equilíbrio é referido como um tsunami. Tsunamis normalmente ocorrem nos oceanos e mares, mas pode ocorrer em grandes lagos, bem. Tsunami não é apenas uma onda, mas o chamado "trem de uma onda" - uma série de ondas que podem ser tão longos quanto 60 milhas, que pode até soar como um trem de carga.

Tsunamis são mais frequentemente provocadas por mudanças enormes no fundo do mar. Terremotos, erupções vulcânicas, deslizamentos de terra, explosões submarinas testes nucleares e, mais raramente, os impactos de corpos cósmicos, como meteoritos ou asteróides, ou seja, qualquer perturbação acima ou abaixo do fundo do mar, têm o potencial para gerar um tsunami. Isso geralmente acontece quando o leito do mar sofre uma deformação súbita. A água sobre a área de deformação é deslocado de sua posição de equilíbrio e podem fazer com que o mar a subir na vertical com altura de 100 pés (30 metros). Os sismos tectónicos são um tipo comum de distúrbio subaquático, que desloca a massa de água sobrejacente que, sob a influência da gravidade, tende a recuperar o seu equilíbrio. Este movimento inesperado da água cria uma série de ondas fortes. Sismos de subducção são movimentos verticais da crosta terrestre nos limites de placas e ao deslizamento de placas oceânicas sob as placas continentais também podem desencadear um tsunami. Grandes terremotos são freqüentemente seguidos por deslizamentos submarinos que podem perturbar a água cobrindo também. Tsunamis podem também ser gerados por erupções vulcânicas, bem como pelo colapso de edifícios vulcânicos. Underwater testes nucleares podem provocar tsunamis, mas testes subterrâneos pode acioná-los também. Ao contrário destes, deslizamentos de terra Supermarine e impactos de corpos cósmicos perturbar a água de cima. No entanto, os tsunamis gerados desta maneira se dissipam rapidamente e raramente afetam costas distantes da área de origem.

Os tsunamis gerados no fundo do oceano às vezes pode passar despercebido na superfície. Eles podem atravessar um oceano inteiro em um único dia em velocidades de até 500 mph (800 km / h) sem perder muita energia. Após um tsunami atingir a costa, seu poder é devastador. O tsunami no Oceano Índico, em 2004, é dito para ter um poder devastador de 23.000 bombas atômicas. No entanto, a primeira vaga pode não ser o mais perigoso. As ondas podem ser de vários minutos a uma hora de intervalo e ao perigo de um tsunami pode durar várias horas após a chegada da primeira onda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário